O contrato de concessão dos serviços de água e esgoto de Nova Guataporanga com a Sabesp está vencido desde agosto de 2010 e, as negociações para a renovação ocorrem desde o início do ano passado, chegando ao final do ano sem o acordo para a renovação.
Segundo informações da Prefeitura, a população e Câmara Municipal têm como maior argumento para a não renovação, o valor muito alto dos serviços de água e coleta de esgoto, cujo valores vão regulados por uma agência ou comitê estadual.
Este ano com o início do governo Geraldo Alkmin e novos dirigentes das secretarias estaduais e da Sabesp, o município foi convidado a reunião em São Paulo, que ocorreu no último dia 3. Participaram o prefeito Policarpo dos Santos Freira (Pulu), o vice Molina, o presidente da Câmara, Odair Augusto, Chacrinha, o secretário Dário, o deputado Bragato, o superintendente regional da Sabesp, Izaias e o diretor de sistemas regionais da Sabesp, Luiz Paulo.
Ainda de acordo com informações da Prefeitura, novas discussões serão promovidas, a fim de tratar a renovação do contrato de concessão, tendo em vista também algumas mudanças trazidas pela lei federal sobre autonomia e tratamento do saneamento básico em geral.