Hoje (24) é o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, data para alertar à população sobre os riscos da doença causada pelo bacilo de Koch. A tuberculose é uma doença altamente contagiosa, passando de uma pessoa para outra através da saliva, do espirro, da tosse ou até mesmo pela fala.
Segundo dados da Secretaria de Saúde de Dracena, atualmente, 20 pessoas estão em tratamento, mas a busca ativa de casos é constante. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Maria de Souza, informou que entre os sintomas da tuberculose estão: tosse por mais de três semanas com ou sem catarro, emagrecimento, cansaço, dor no peito, febre no fim do dia e suor noturno.
O doente pode apresentar todos esses sintomas, mas pode ter somente a tosse, que às vezes, passa sem importância. Se não tratada corretamente, a tuberculose pode levar à morte. Por isso, apresentando os sintomas deve-se procurar o Centro de Saúde Takashi Enokibara ou os postinhos da cidade.
O tratamento tem duração de seis meses e os medicamentos são oferecidos gratuitamente através do SUS (Sistema Único de Saúde). Todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento.