A polícia do Irã utilizou hoje (1º) gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes que protestavam contra o governo do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, em Teerã. Os manifestantes pediam a libertação de líderes da oposição. O protesto foi convocado com apelos feitos via internet em diferentes sites.
De acordo com relatos, os manifestantes se reuniram em pontos diferentes de Teerã e gritavam palavras de ordem e a frase “morte ao ditador”. Também apelavam pela libertação dos oposicionistas Mir Hossein Mussavi e Mehdi Karubi.
Segundo as famílias de Mussavi e Karubi, ambos foram presos no último fim de semana, de noite, enquanto estavam em casa. Os dois foram retirados de casa acompanhados pelas mulheres e não se sabe para onde foram levados. As autoridades iranianas negam.
Pelas acusações das autoridades iranianas, Mussavi e Karubi são denunciados por traição ao governo. Há mais de uma semana, eles foram submetidos à prisão domiciliar e permaneceram em isolamento.
Testemunhas disseram que hoje a polícia jogou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes na Avenida Keshavarz, no centro de Teerã. Segundo relatos, várias pessoas foram detidas.