A combinação sol, chuva e calor neste início de ano tem refletido no aumento de casos de dengue em Presidente Prudente. Mais quatro autóctones (isto é, contraídos dentro do próprio município) foram confirmados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Os novos registros foram informados nesta manhã (18/03) pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), após serem confirmados na tarde de ontem (17) pelo Instituto Adolpho Lutz. Com isso, sobem para 23 os casos de dengue. Esse total representa 9,34% das 246 notificações referentes a pacientes que apresentaram suspeitas de dengue neste ano.
Os quatro novos casos, segundo a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, foram confirmados na Vila Geni (2 casos), Parque São Judas e Jardim Monte Alto. Por conta disso, os trabalhos de nebulização e bloqueio para o controle de criadouros nestas áreas já são providenciados. E atualmente existem mais 30 exames suspeitos aguardando resultados.
Do total de casos confirmados de janeiro até agora, cinco foram confirmados na Vila Geni, três no Parque Cedral, dois no Parque São Judas e dois no Monte Alto. Já os bairros Tropical, Balneário, Jequitibás, Cambuy, Condomínio João Paulo II, Caiçara, Brasília, Parque Alvorada, Boscoli, Santa Tereza e Santa Izabel registram até agora um caso cada.
Para conscientizar a população sobre os riscos da doença, a Vigilância Epidemiológica vai participar neste sábado (19/03) de evento voltado à saúde que será realizado no período da manhã na Praça 9 de Julho. “Estaremos fazendo todo trabalho de orientação, distribuindo panfletos sobre os riscos e sintomas da doença. Também estaremos disponibilizando nossas mascotes e mostruário de larvas do mosquito Aedes Aegypti”, adianta, orientado a população a atender ao apelo das autoridades de saúde, “de ser agente fiscalizadora dentro de sua própria casa, eliminando do quintal de casa materiais inutilizáveis que servem de acúmulo de água parada”.