O comediante Rafinha Bastos (@rafinhabastos) é dono do perfil mais influente do Twitter, segundo o Twitalyzer, serviço independente que mede a popularidade dos perfis na rede social. A notícia foi publicada nesta quinta-feira, 24, no The New York Times.
No ranking (veja a lista dos 10 mais, abaixo), o comediante e apresentador do programa CQC, da TV Bandeirantes, aparece à frente até de Barack Obama (@barackobama) – o presidente dos Estados Unidos está em 7º. O apresentador Luciano Huck (@huckluciano) ocupa a 10ª posição.
A conta leva em consideração, além da quantidade de seguidores, o número de vezes em que o perfil é mencionado no serviço de microblog, incluindo retweets. “O índice de influência não apenas revela quem está falando no Twitter, mas também mede o quanto esse alguém está afetando a conversa”, diz a reportagem do jornal.
Se considerado apenas o número de seguidores, a cantora Lady Gaga (@ladygaga) continua na liderança, com 7.941.444, seguida de perto por Justin Bieber (@justinbieber), com 7.032.065. Rafinha Bastos tem “apenas” 1.690.817. A lista revela, também, os países onde o Twitter é mais popular – EUA, Brasil, Inglaterra e Canadá.
A coleta dos dados para a elaboração do índice de influência foi feita entre 18 de janeiro e 15 de fevereiro, entre os 100 perfis mais seguidos no serviço de microblog.
A lista dos 10 mais influentes:
1º – Rafinha Bastos – comediante brasileiro (nota 90)
2º – Chad Ochocinco – jogador de futebol norte-americano (89)
3º – Conan O’Brien – comediante e apresentador norte-americano (88)
4º – Stephen Fry – ator e diretor britânico (87)
5º – Ryan Seacrest – apresentador norte-americano (86)
6º – Snoop Dogg – rapper norte-americano (85)
7º – Barack Obama – presidente norte-americano (83)
8º – Rainn Wilson – ator norte-americano (83)
9º – Kim Kardashian – modelo, socialite e atriz norte-americana (81)
10º – Luciano Huck – apresentador brasileiro (77)