Entre os dias 29 de março e 1º de abril, o diretor da saúde Jorge Chihara e membros da equipe da Diretoria da Saúde de Junqueirópolis participaram do XXV Congresso do Cosems/SP, realizado em Santos, com o tema “União, Estados e Municípios na Consolidação do SUS: Compromissos e Responsabilidades”. Durante os trabalhos, aconteceu também a II Mostra de Experiências Regionais com a realização de dez cursos de diferentes temas da saúde, dez rodas de conversas, três grandes conversas e o café com ideias.

O evento contou com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri; 1.500 técnicos, entre eles, 250 secretários da Saúde, além de muitas outras autoridades do Ministério da Saúde e toda a direção da Secretaria da Saúde de São Paulo, os quais tiveram um momento de grande reflexão sobre os desafios da consolidação do SUS e uma excelente oportunidade para a troca de experiências referentes à saúde.

Durante o congresso, houve a eleição da nova diretoria do Cosems/SP, composta por 22 secretários da Saúde de diferentes regiões e tamanhos de municípios. O diretor de Saúde de Junqueirópolis, Jorge Y. Chihara foi reconduzido para a diretoria para mais um biênio, representando a região de Presidente Prudente no Cosems/SP, que cuida dos interesses dos 645 municípios do Estado de São Paulo.

Ainda no decorrer do encontro, o Colegiado de Gestão Regional da Alta Paulista, composto por 12 municípios da região, apresentou trabalho intitulado “Linha de cuidado ao adolescente: um desafio para a atenção básica”.

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo foi criado no ano de 1988 e, neste período, a entidade tem se constituído um importante fator político no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, representando e defendendo interesses dos municípios nas convenções e arenas políticas, uma vez que ocorrem disputas nos projetos e, em muitas delas, o conselho conseguiu mudar os rumos dos acontecimentos no sentido de descentralizar e modificar as relações de poder entre as esferas de governo.