Em cerimônia militar ocorrida na manhã de hoje, 106 jovens de Presidente Venceslau receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e fizeram o Juramento à Bandeira. O ato cívico foi realizado no Tiro de Guerra 02-064 pela 21ª Delegacia de Serviço Militar, sediada em Venceslau e pertencente à 6ª Circunscrição de Serviço Militar do Exército Brasileiro.

Esteve na solenidade o Delegado de Serviço Militar, 2º Tenente do Exército Artecissine de Almeida; o prefeito e diretor do TG, Ernane Erbella; o Chefe de Instrução do TG, Subtenente do Exército Lindosmar Rodrigues Tavares; o secretário municipal de Administração, Mauro Freitas; o 1º Tenente Sales, da Polícia Militar; membros do Lions Clube, familiares dos dispensados e populares.

Seguindo os protocolos militares, onde constam a incorporação do Pavilhão Nacional, canto do Hino Nacional e outros, o Delegado de Serviço Militar destacou a importância e o significado da cerimônia. Em sua fala, Artecissine explicou que a aquisição do CDI assegura o direito de cidadania dos jovens. “Vocês estão quites com o Serviço Militar e agora fazem parte da Força Reserva do Exército brasileiro. Além disso, podem assumir cargos públicos, estudar em faculdades e adquirir passaporte”, disse.

Mesmo dispensados do serviço militar inicial, o Delegado da 21ª DSM informou aos jovens que, em momentos de mobilização nacional, todos podem ser convocados para defender a pátria, conforme o juramento prestado diante a Bandeira Nacional.

O prefeito Ernane Erbella também proferiu mensagem aos dispensados. Desejou sorte aos jovens e pediu para que cada um no decorrer da vida faça ações boas, sempre pensando no coletivo e no bem da comunidade. “Pensem e aprofundem o sentimento de coletividade, de cidadania. Qualquer ação positiva ou negativa que fizerem afetará diretamente a quem os cerca e a toda comunidade”, aconselhou Erbella.

Ao final, os dispensados receberam o documento de CDI. Alguns foram entregues pelas autoridades presentes.

(Com assessoria de imprensa)