A polícia do México descobriu hoje (15) 23 corpos enterrados em fossas clandestinas no município de San Fernando, no estado de Tamaulipas, na fronteira com os Estados Unidos. A região é considerada uma das mais violentas do México devido às ações de grupos de tráfico de pessoas e drogas.

As informações são da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa. Desde a semana passada, foram localizados 145 corpos enterrados em fossas clandestinas apenas na área de San Fernando. De acordo com as autoridades do México, os trabalhos de escavação serão mantidos por tempo indeterminado.

Em agosto de 2010, nos arredores de San Fernando, as autoridades mexicanas descobriram 72 cadáveres de imigrantes de países das Américas Central e do Sul. Os policiais concluíram que os imigrantes foram assassinados por membros do cartel de narcotraficantes dos Zetas.

Nesse grupo de imigrantes mortos havia três brasileiros. Os trabalhos de identificação levaram dias e o governo brasileiro colocou o Consulado-Geral do Brasil no México à disposição para acompanhar as investigações.