Nessa terça-feira (26), em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), por meio da faculdade de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e parceiros, como a Carim (Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico), realizaram a Campanha “Eu sou 12 por 8”.
O evento ocorreu na Praça Nove de Julho, das 14h às 17h, para conscientizar a população sobre a importância de manter a pressão arterial em níveis adequados e evitar o surgimento de outras doenças. Na oportunidade, voluntários da Associação e alunos da universidade distribuíram panfletos da Campanha e sobre a doença renal crônica, que tem como uma das principais causas a pressão alta e o diabetes.
“Estou muito satisfeito em poder ajudar as pessoas”. A afirmação é do estudante de Medicina do sexto termo, Diego Araújo, 25. Esta é a segunda vez que ele participa da Campanha, mas, pela primeira vez, como organizador. De acordo com Araújo, de cada três brasileiros, um é hipertenso e, sem orientação, essa situação só tende a piorar.
Para o estudante do quinto termo de Medicina, Gustavo Francisco Bittar, 19, a Campanha é muito interessante porque muitas pessoas que passaram pelo local não sabiam da importância de medir a pressão sanguínea. “Muita gente não faz acompanhamento médico e os que fazem, geralmente, não tomam os remédios necessários”, revela.
A cuidadora de idosos, Nair Gavaldão, 66, por exemplo, sentiu uma dor na nuca e, como estava passando pelo centro da cidade, aproveitou para fazer o acompanhamento profissional. “Todos estão de parabéns. Muita gente não tem condições de medir a pressão regularmente e, assim, fica muito mais fácil se proteger”, afirma.
Quem também aprovou a iniciativa foi o aposentado Elias Afonso, 58. “Há mais de dois anos não media a pressão. Com a Campanha, ficou constatado que ela estava baixa [10 por 7]”. Afonso explica ainda que esses números se devem a uma alimentação pobre em sal que ele e a esposa mantém desde que ela foi diagnosticada com pressão alta e ambos decidiram reduzir o sal das refeições.
(Com assessoria de imprensa)