Ontem (12), foi formalizado o convênio entre o Centro de Educação Profissional “Francisco Graziano Filho” (CEP/UME/Fundec) e a Cooperativa Agrária de Cafeicultores da região de Tupi Paulista – Cacretupi para o programa de qualidade de análise do solo desenvolvido pela instituição.
O convênio foi assinado pelo diretor-executivo da Fundec, Edson Kai e pelo presidente da Cacretupi, Edson Tiuso, na Fundec. Durante a assinatura estavam presentes a diretora do CEP/UME, Júlia Portari, do vice-presidente da Cacretupi, Nilson Passoni e dos especialistas em análises de solo e foliar Ricardo Gutierez Rufato e Márcio Antônio Rodrigues.
A instituição obteve o selo do programa de Proficiência IAC para Laboratórios de Análise de Solo para fins agrícolas em fevereiro. As unidades, que recebem o selo, seguem os métodos desenvolvidos pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), pioneiro na tecnologia de análises de solos no País.
Para a diretora do CEP/UME, Júlia Portari estabelecer e formalizar o primeiro convênio é um grande marco para o trabalho agrícola da região. Júlia considerou que associações agrícolas e produtores rurais interessados no trabalho podem entrar em contato com a instituição.
O diretor-executivo da Fundec, Edson Kai lembrou que além de beneficiar o produtor rural, o convênio para o programa de análise de solo irá fomentar a educação e a pesquisa.
Edson explicou que os produtores, que tiverem o solo de suas propriedades analisados poderão acessar os resultados pela internet por meio de senhas pessoais. O diretor-executivo adiantou que será agendada reunião com os professores/coordenadores da Unesp-Dracena para tratar do programa.
O presidente da Cacretupi, Edson Tiuso esclareceu que um agrônomo irá coletar amostras do solo das propriedades dos associados, que serão levadas a Cooperativa e encaminhadas para a análise. A partir do relatório produzido, cada cooperado terá informações do estado do solo e orientações sobre os procedimentos necessários para correção e adubação.
De acordo com Tiuso, A Cacretupi tem 1.252 cooperados, sendo 373 do leite. “Será apresentada uma proposta subsidiada para a realização da análise, a expectativa é que aproximadamente de 200 a 250 amostras sejam coletadas”, diz.