Os alunos da Emefi Amador Franco da Silveira, do distrito de Jamaica estão com os dedos cruzados hoje (20) – dia da cerimônia de premiação do Programa Pelo Direito de Ser Criança, no Complexo Cultural Júlio Prestes – Estação das Artes, em São Paulo. O Jornal Regional foi convidado pela assessoria de imprensa da Unilever a fazer a cobertura como veículo impresso exclusivo pela cidade Dracena.
A escola mantida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação está classificada entre as 15 finalistas ao prêmio “Aqui se Brinca”, do programa “Pelo Direito de Ser Criança”, promovido pela Unilever, fabricante e detentora do sabão OMO.
Mais de quatro mil instituições de todo o País se inscreveram no programa, que envolve duas categorias ‘Selo Aqui se Brinca’ (educação infantil) e ‘Selo Aqui Se Aprende pela Experiência’ (educação fundamental de nível I). No total serão 18 prêmios por categoria, elaborados especialmente para potencializar o brincar proposto, com destaque para os parques modulares, feitos com materiais sustentáveis.
Além disso, cada uma das três primeiras colocadas de cada categoria poderá indicar uma segunda escola para receber um prêmio idêntico ao entregue aos vencedores.
A escola foi observada em três situações diferentes, entrevistas com os gestores responsáveis, diretora Rosilene Aparecida Grosso, coordenadora pedagógica Daniella Gatto e Marcilei Batista Reganham, coordenadora e responsável pelo projeto, período do intervalo e conversas com alunos (uma classe completa acompanhada por um responsável).
O projeto dracenense foi coordenado na escola de Jamaica no ano passado pela professora especialista em psicopedagogia Marcilei, e que hoje, embora efetivada em concurso como educadora de creche, continuou dando suporte à escola no quesito do “Aqui se Brinca”.
A secretária municipal de Educação, Irmes Roque Mattara e a assessora pedagógica da educação infantil, Vanessa Maria Redigollo Castilho visitaram a escola recentemente para tratar dos detalhes da viagem a São Paulo.
PROJETO EM JAMAICA – O projeto em Jamaica tem como objetivos compreender que brincar é uma linguagem que se desenvolve por meio da representação de papéis, da atribuição de novos significados a objetos e ações; fortalecer os vínculos da família, os laços de solidariedade e de tolerância recíproca; garantir o direito de brincar, principalmente com brinquedos não estruturados, desenvolvendo a autonomia e a flexibilidade; incentivar a participação da família e da comunidade nas atividades do brincar, compartilhando experiências; planejar a organização de tempos e espaços que proporcionem o desenvolvimento de brincadeiras livres, espontâneas e investigativas e promover o contato com a natureza, preservando, valorizando e descobrindo suas características e possibilidades.
As brincadeiras desenvolvidas foram abraçando a árvore; brincadeiras no sítio; brinquedos da natureza; castelo de areia; cores da natureza; cuidados na horta; desenho com carvão; escorregar na terra; futebol no barro, receita culinária, entre outras.
EMEI ARCO-ÍRIS – As crianças da EMEI “Arco-Íris” também participaram do projeto uma vez que há uma interação entre os mesmos e todos seriam beneficiados. Seria mais uma oportunidade alternativa de enriquecer o universo das brincadeiras e contribuir para o aprimoramento da infância destas crianças.
O PROGRAMA – O Programa Pelo Direito de Ser Criança premia escolas públicas e privadas de educação infantil e fundamental I de todo o território nacional que possuem as melhores práticas do brincar e do aprender pela experiência no processo de desenvolvimento infantil.
Neste ano, serão premiadas escolas nas categorias ‘Selo Aqui se Brinca’ (educação infantil) e ‘Selo Aqui Se Aprende pela Experiência’ (educação fundamental de nível I). As cinco escolas que apresentaram as melhores práticas serão reconhecidas, respectivamente, com os prêmios “Melhores Práticas do Brincar” e “Melhores Práticas do Aprendizado pela Experiência”, recebendo parques modulares que buscam potencializar a criatividade e autonomia das crianças.
Já as 27 demais colocadas receberão o prêmio “Boas Práticas do Brincar” e “Boas Práticas do Aprendizado pela Experiência”, cujo prêmio é a gangorra de mola do Programa, produzida com madeira certificada, que também possibilita a interação, o equilíbrio e o desenvolvimento motor dos pequenos em suas atividades escolares.
Pelo Direito de Ser Criança está em sua terceira edição. Em 2010, recebeu mais de quatro mil inscrições de 895 cidades de todo o Brasil. Realizado por OMO, com o apoio do Instituto Sidarta, o Programa foi realizado a partir de pesquisa realizada pela marca “A descoberta do brincar”, que identificou que a escola é o primeiro lugar onde as crianças mais brincam socialmente. Tal descoberta deu origem ao programa implementado como projeto piloto no Estado de São Paulo em 2008 e 2009 com o nome Selo Aqui se Brinca. (Com informações da Assessoria).
JAMAICA – A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Amador Franco da Silveira está localizada no distrito de Jamaica e fica a dez quilômetros do município de Dracena. Além das crianças do distrito, a escola atende os bairros vizinhos como Iandara, Marrequinha, Prado e Apiaí.
O nome do estabelecimento de ensino é uma homenagem ao caminhoneiro Amador Franco da Silva, que faleceu num acidente entre Adamantina e Lucélia, em 1957. O subprefeito é Onivaldo Francisco de Souza.