Ontem (2), o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas participou da reunião ordinária da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), no salão nobre do Tupi Tênis Clube, em Tupi Paulista. No encontro que reuniu prefeitos e vereadores de Osvaldo Cruz a Panorama, e interlocutores do Programa Município Verde e Azul, o secretário ministrou palestra intitulada “Ações em favor do meio ambiente regional”. Compareceram ainda a reunião, os deputados Reinaldo Alguz, Mauro Bragato e Ed Thomas.

Em entrevista concedida ao Jornal Regional, Bruno Covas, disse que esta modalidade de palestra regional está sendo desenvolvida em todas as regiões do Estado, com a finalidade de buscar reinvidicações locais para a construção de políticas públicas nos quesitos estaduais e municipais juntos com cada prefeito, secretários municipais do meio ambiente e gestores. A primeira rodada de conversas do secretário sobre o assunto no Estado aconteceu na Baixada Santista.

Ao final desses encontros pelo Estado, segundo Covas, cada sugestão e projeto recolhido serão submetidos a uma avaliação para ver no que o Governo do Estado poderá estar contribuindo, ainda conforme ele, serão avaliados caso a caso os projetos dos municípios.

O secretário informou também que o novo coordenador (Município Verde Azul), Mauro Haddad, está percorrendo todas as regiões do Estado para discutir as diretivas e quesitos, para vincular recursos aos municípios participantes do Programa.

Se existe alguma área que gostaria de enumerar como prioritária dentro da sua gestão a frente da pasta, o secretário brincou que poderiam ser apontadas várias, como agilizar licenciamentos ambientais, implementar projetos de mudanças climáticas e melhorar a gestão de unidades de conservação. “São vários temas importantes que tendem a consolidar-se dentro da Secretaria”, explica.

Sobre o aumento do efetivo da Polícia Ambiental, afirmou que foram designados 63 policiais ambientais do último concurso. Soldados estes a serem redesignados para várias regiões do Estado para atender a necessidade local.

Durante a reunião ainda seriam discutidos projetos e temas para as futuras reuniões; formação das diretorias regionais; cursos de qualificação para servidores; carências e demandas para asfalto e recapeamento de vicinais; repasses da Caixa Econômica Federal; realização da Copa Amnap; cursos sobre a Lei Geral nº. 123, a serem realizados pela CNM – Confederação Municipal dos Municípios e Sebrae.