O ex-prefeito Osvaldo José Benetti e o vereador Alexandre Antônio estiveram no último dia 7, em audiência na Secretaria de Administração Penitenciária do Estado, na capital paulista. Segundo informações de Benetti, o objetivo do encontro foi levar ao conhecimento do secretário responsável pela pasta, Lourival Gomes, o trabalho desenvolvido pela ONG Sociedade Esperanto de Tupi Paulista, na administração da penitenciária compacta da cidade durante os últimos cinco anos.

Na audiência estiveram presentes o secretário Lourival Gomes; a deputada estadual Analice Fernandes e Marcelo (chefe de gabinete do deputado Aldo Demarchi).

Benetti disse que foi entregue ao secretário relatório elaborado pela Sociedade Esperanto rebatendo os apontamentos feitos pela regional da SAP de Presidente Prudente, esclarecendo todas as dúvidas colocadas e mostrando que não existe nada que desabone a referida ONG.

Ainda de acordo com informações do ex-prefeito, o documento estava ilustrado por pareceres da Procuradoria do Estado de São Paulo, bem como do Tribunal de Contas do Estado, aprovando o trabalho da entidade à frente da administração daquela unidade prisional. Benetti relatou também que foram deixados com o secretário Lourival Gomes, vários ofícios de segmentos da sociedade tupiense, tais como Associação Comercial; OAB; Rotary Clube; Lions Clube; Lojas Maçônicas; entidades assistenciais; igrejas católicas e evangélicas do município, todos levando apoio à continuidade do convênio para manutenção do trabalho frente à penitenciária local.

Benetti frisou que a Sociedade Esperanto movimenta perto de R$ 4 milhões por ano, pelos salários pagos aos funcionários e pelas compras efetuadas para manutenção da unidade prisional. Finalizou dizendo que “diante dos documentos apresentados, ficou a expectativa em Tupi Paulista por uma decisão que devolva à ONG Sociedade Esperanto a oportunidade de continuar administrando a Penitenciária Compacta sediada no município. Tal esperança advém da garantia do secretário Lourival Gomes de que analisaria o conteúdo do documento de forma técnica”.