A Fundação Casa Irapuru II realizou na sexta-feira (8) de manhã, a formatura de 58 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação. Eles concluíram cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Centro Paula Souza.
Durante dois meses e meio, duas vezes por semana, os jovens participaram de cursos de texturização e pintura decorativa, colocação de pisos e azulejos, culinária básica, salgadeiro, informática e pequenos reparos (elétrica, hidráulica, pintura e alvenaria).
Acompanharam a formatura 24 familiares, os professores Léo e Claudemir do Projeto Guri e o técnico em violão Flávio (Presidente Prudente), instrutor de capoeira Paulo e de arte circense Diogo, diretor do Cesd José Leite, delegado Féres Karam, psicóloga Jaqueline e assistente social José, representantes do Cras de Irapuru.
Além da entrega dos certificados, a formatura contou com apresentações culturais de alunos das oficinas de artes circenses e capoeira, também musicais por um grupo de adolescentes da própria unidade. O grupo participará de festival em Marília, organizado pela Fundação Casa, com música inédita composta por eles, “Brasilidade”, com auxílio dos professores do Projeto Guri.
Com o aprendizado dos cursos profissionalizantes, os adolescentes ainda construíram biblioteca na fundação, que já recebeu doações de livros.
Ontem (11) estava previsto o início de novas turmas dos cursos profissionalizantes de informática, pintura de faixas e cartazes, pizzaiolo, culinária básica, pequenos reparos (hidráulica, elétrica, alvenaria e pintura) e garçom. “O trabalho da equipe desta unidade é acreditar na transformação dos adolescentes que em algum momento cometeram ato infracional”, destaca a diretora da Fundação Casa Irapuru II.