Pesquisa nacional feita com varejistas de todo o país indica que a expectativa do setor é de faturar 9,6% a mais com as vendas para o Dia das Mães, em comparação com o Dia das Mães do ano passado. O levantamento mostra que 59% dos varejistas acreditam no aumento do faturamento; 31% opinaram que permanecerá igual; e 10% são pessimistas e acreditam que haverá em queda nas vendas. As expectativas são semelhantes às demonstradas no ano passado, quando 60% dos varejistas estimaram alta do faturamento, 33%, estabilidade e 7%, queda.
As grandes lojas de varejo são as mais otimistas: 87% dos empresários esperam um faturamento neste Dia das Mães superior ao verificado em 2010. Nas lojas de médio porte, 74% apostam em crescimento. Já os pequenos comerciantes são os menos otimistas: 56% acreditam em vendas melhores este ano.
A pesquisa Experian de Expectativa Empresarial, da Serasa, divulgada hoje (19), entrevistou 961 executivos do varejo, em todo o território nacional, entre 23 e 31 de março.
Na análise por região, 74% dos varejistas do Norte acreditam que vão ampliar o faturamento no Dia das Mães. Os nordestinos vêm em segundo lugar no rol dos otimistas (64%), seguidfos pelos comerciantes da Região Sul (62%), do Sudeste (57%) e do Centro-Oeste (56%).
Em 2010, os presentes preferidos foram roupas, sapatos e acessórios (31%); flores (18%); celulares (15%); eletrodomésticos (14%); perfumaria e cosméticos (8%); eletrônicos (6%); jóias e relógios (2%) e chocolates e doces; utilidades domésticas; CDs, livros e DVDs (1% cada item).
A expectativa para o Dia das Mães de 2011 é que haja um crescimento maior nas vendas de perfumes e cosméticos; jóias e relógios; chocolates e doces e utilidades domésticas.