O município de Junqueirópolis conquistou, entre 20 municípios brasileiros, o 2º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade, com o Projeto “Nossa Cidade: Sociedade e Sustentabilidade”, elaborado pela professora da Escola Municipal Profª. Neyde Macedo Brandão Fernandes, Geórgia Paula Rodolfo Costa, juntamente com os alunos do 2º ano da escola, de 2010.
A elaboração do projeto teve como foco instigar o aluno a compreender o que é a sustentabilidade, como ela ocorre no município e como podemos contribuir. As ações planejadas levaram os alunos a interagir com a sociedade na qual estão inseridos e também com o meio ambiente, promovendo maior assimilação dos conteúdos, gerando conscientização da importância de atitudes sustentáveis e a preservação dos recursos naturais para uma melhor qualidade de vida, desenvolvendo ainda o conhecimento sobre o município, a comunidade e sobre si mesmo. Além das diversas atividades realizadas em sala de aula, os alunos tiveram a oportunidade de verificar diretamente como funcionam as ações sustentáveis, refletir (a partir de um conhecimento prático) sobre os benefícios gerados a comunidade e observar a biodiversidade de nossa região (flora e fauna).
Os alunos realizaram ainda entrevistas, relatórios, assistiram palestras e fizeram visitas monitoradas, visando a aprendizagem prática e interativa. Sobre Esgoto e Lixo – Captação e Tratamento, falaram com o diretor municipal de Obras, Antonio Domingos Filho. No Parque do Aguapeí, o biólogo responsável Nelson transcorreu sobre os cuidados ambientais necessários referentes à flora e fauna local. O engenheiro ambiental da Granol da Central de Osvaldo Cruz, Lucas, falou sobre o reaproveitamento do óleo de cozinha para a produção de biodiesel e do reaproveitamento do bagaço da cana, da vinhaça e a emissão de gazes, os alunos conversaram com o técnico de segurança do trabalho da Usalpa, Parmenas Alves de Almeida.
Finalizando, a responsável pela Associação de Catadores de Junqueirópolis – Acajunq, Zulmira Pereira tratou a reciclagem.