O Programa Sesi Indústria Saudável foi apresentado a empresários e representantes de empresas de Dracena e região, durante reunião promovida pelo Sesi-SP em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Habitação, no auditório do Senai, ontem (29). Não só a Cidade Milagre, mas municípios que estejam num raio de 50 km podem participar do Programa.

O diretor local do Sesi – Presidente Prudente, Laercio Doglas Rodrigo contou que o Programa teve início em 2008, como um projeto-piloto na região do ABC Paulista e foi sendo ampliado para as cidades do interior. “A meta para 2011 é atender 200 mil trabalhadores”, disse.

Ele explicou que o Sesi Indústria Saudável visa avaliar aspectos da saúde física, mental e qualidade de vida do trabalhador, fatores, que interferem na produtividade e, consequentemente, na competitividade.

Laercio ressaltou que o levantamento do diagnóstico não tem custo para o empresário, mas serão atendidos exclusivamente as empresas contribuintes do Sesi (arrecadação compulsória). “Apresentaremos o resultado levantado na pesquisa, agora, se o empresário vai implementar ou não o programa é outra etapa”, afirmou.

Para fazer a avaliação dos trabalhadores, uma equipe do Sesi irá até o local, sem necessidade do deslocamento até a unidade em Presidente Prudente.

Segundo o diretor local, a meta é fazer 90 atendimentos por dia. Ele ressaltou que para viabilizar o Programa na cidade e região é necessário ter no mínimo 4.500 trabalhadores para serem atendidos, ou seja, disponibilizados pelas empresas.

Na reunião estavam presentes, o prefeito Célio Rejani; o secretário municipal de Indústria, Comércio e Habitação, Carlos Crociolli e o vereador Milton Pollon representando o presidente da Câmara Municipal, Nelson Buzinaro.

O prefeito considerou a iniciativa benéfica para os trabalhadores “Investir em prevenção é uma forma de diminuir o número de pessoas doentes, procurando atendimento médico”, analisou.

SESI INDÚSTRIA SAUDÁVEL – O Programa Sesi Indústria Saudável avalia as condições de saúde dos trabalhadores e propõe soluções adequadas a cada empresa. Estas soluções visam aspectos curativos, preventivos e de promoção de saúde dirigidas às doenças e seus fatores de risco.

A intervenção proposta inclui o preenchimento de um questionário, que avalia condições de saúde, estilo de vida, características socioeconômicas demográficas, a presença de doenças e de seus fatores de risco.

Além do questionário, o programa também contempla a aferição de pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal, circunferência abdominal e avaliação bucal com duração de 20 minutos.

Ao final da intervenção, o trabalhador receberá informações sobre hábitos saudáveis de vida, bem como orientações sobre prevenção e controle das doenças.

Os dados obtidos serão utilizados para conhecer a realidade quanto aos riscos de doenças crônicas e a proposição de soluções adequadas a cada empresa.

SERVIÇO – Informações pelo www.sesisp.org.br ou 3222-7344.