Quando Neymar, com um gol de placa, abriu 3 a 0 no marcador, Elano fez o primeiro de falta e Danilo o segundo contra o Colo Colo do Chile, aos seis minutos do segundo tempo, nem o mais cético dos santistas poderia imaginar um fim de jogo tão eletrizante na quarta-feira (6), na Vila Belmiro, pela quarta rodada da primeira fase da Libertadores.
Porém, na comemoração, o craque Neymar recebeu o segundo cartão amarelo e acabou sendo expulso o que o deixará de fora do próximo jogo pela competição Sul-Americana. A partir daí, começou um verdadeiro teste para cardíacos a todos os quase 12 mil (11.871) torcedores que estavam na Vila e aos tantos outros milhões que acompanhavam o jogo em todo o mundo.
Aos 11, Zé Eduardo e Scotti, do time chileno, receberam o vermelho direto, deixando o Peixe com nove e o adversário com 10. Depois do lance, os santistas ainda sofreram uma bola na trave aos 14, mas mantiveram o domínio da partida até os 36 minutos, quando Jerez fez o primeiro.
O segundo saiu aos 41, com Rubio. Três minutos depois, mesmo no banco, Elano acabou recebendo o vermelho. Assim, aos 50, quando o árbitro apitou o fim do jogo, a comemoração pela primeira vitória santista na Libertadores tomou conta das arquibancadas da Vila.
A próxima partida do Santos na competição é contra o líder Cerro, na próxima quarta-feira (13), às 19h30, no Estádio Olla Azulgrana, em Assunção, no Paraguai. Antes do confronto, o time santista volta as atenções para o Paulista. A equipe enfrentará o Americana, domingo (10), às 18h30, no Estádio Décio Vitta, em Americana.