O Governo do Estado vai construir um novo empreendimento habitacional em Panorama para atender famílias que moram em área de risco. O compromisso foi selado na quarta-feira (27), pelo secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, em atendimento ao pleito do prefeito José Milanez Junior (Ting). Eles estiveram reunidos na sede da pasta, em São Paulo, para falar sobre políticas habitacionais, regularização fundiária e produção de novas moradias.

O prefeito solicitou a construção de 34 novas moradias para atender famílias que moram em área de risco. A proposta, segundo ele, é implantar esse novo conjunto habitacional ao lado de um já existente, cujo local possui infraestrutura urbana. “Assim que a Prefeitura regularizar a área, encaminhará a planta para aprovação da CDHU”, comunicou, agradecendo o atendimento ao pleito. “O secretário Silvio Torres sempre nos colocou à disposição e tem sido sensível às nossas reivindicações. Fomos muito bem atendidos”, ressaltou.

O secretário disse que se a área for adequada, a obra será viabilizada. Ele informou que a prioridade do Governo do Estado é atender as famílias que moram em área de risco, a fim de evitar futuras tragédias como têm ocorrido em outros estados em época de chuva; e as que ganham até três salários mínimos, visto que elas não têm condições financeiras de pagar um aluguel e de adquirir uma linha de crédito para a realização do sonho da casa própria.

O novo conjunto habitacional será implantado em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura e entregue com total infraestrutura. As unidades, segundo Torres, serão construídas de acordo com o novo padrão de qualidade da CDHU, com pisos e azulejos na cozinha, banheiro e área de serviço, pé direito mais alto, muro divisório, além de aquecedor solar para o chuveiro, que permitirá uma economia de 30% na conta de energia elétrica.
A audiência foi solicitada pelo deputado Mauro Bragato.