O domínio anunciado nos três treinos livres para o GP da China foi confirmado com muita folga na sessão classificatória disputada ontem em Xangai. Quase sem fazer força, Sebastian Vettel voou no circuito, marcou o incrível tempo de 1m33s706 e assegurou sua terceira pole na temporada 2011 da Fórmula 1.

O alemão da RBR confirmou a supremacia da equipe austríaca e colocou 715 milésimos de vantagem sobre Jenson Button, da McLaren, o segundo. Lewis Hamilton, companheiro do inglês, completou a lista dos três primeiros colocados no grid de largada.

Felipe Massa foi mais uma vez o melhor brasileiro do treino classificatório. O brasileiro marcou o sexto tempo, apenas uma posição e 26 milésimos atrás de Fernando Alonso, seu companheiro na Ferrari. Ele e o espanhol, aliás, estiveram no meio de uma polêmica no fim de semana.

Tudo porque apenas o bicampeão do mundo recebeu uma nova asa dianteira desenvolvida às pressas pela equipe italiana. Entretanto, a peça não mostrou tanta eficiência assim na pista e Alonso sequer a usou na sessão decisiva.

A dupla da Ferrari ficou atrás do alemão Nico Rosberg, da Mercedes, que superou o companheiro Michael Schumacher com boa folga e vai largar na quarta posição hoje. A Rede Globo transmite o GP da China ao vivo na madrugada de hoje, às 4h (de Brasília).

Rubens Barrichello, da Williams, não passou mais uma vez da segunda parte do treino classificatório e sai apenas em 15º pela segunda corrida seguida. Após sair do carro, o brasileiro reclamou do comportamento de Adrian Sutil, da Force India, nos últimos minutos do Q2. Ele acusou o alemão de ter atrapalhado seus rivais de forma deliberada no momento decisivo.