As crenças se misturam e as dúvidas permanecem. Afinal, a sexta-feira 13 traz sorte ou azar? Hoje é o dia certo para ferver o imaginário popular. Na numerologia, o número 12 é considerado algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Aos adeptos da bruxaria, a data simboliza proteção e uma ocasião especial para fazer pedidos. Entre os supersticiosos, a sexta-feira pede cuidados com gatos pretos, escadas, e representa o dia em que as “bruxas estão soltas”.

A sexta-feira foi o dia em que Jesus Cristo foi crucificado. Em sua última ceia, haviam 13 pessoas à mesa. E além disso, a morte poderia ter ocorrido em um dia 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Por esses fatos é considerado, por religiosos, um dia de azar.

A bruxa e escritora, Tânia Gori, de Santo André, avalia que a data não representa uma ameaça de azar. “A sexta-feira 13 traz transformações positivas na vida das pessoas. Simboliza as boas mudanças,” defende.

Quanto aos supersticiosos, a veterinária Cynthia Pereira de Mello, de São Bernardo do Campo, revela algumas curiosidades sobre a procura pelos gatos. Geralmente, os clientes que preferem os gatos pretos são pessoas mais reservadas, mais velhas, e que moram em casas escuras. “E quando as pessoas rejeitam a adoção por ser um gato preto, até tentamos explicar que não há problema. Mas muitas vezes não adianta,” lamenta.

(Texto: Tales Pinatto)