O 1º Encontro Brasileiro de Grupos de Pesquisa em Direito Internacional começou na quinta-feira (5) e vai até amanhã (7), no auditório da Faculdade do Largo São Francisco (USP), em São Paulo. A coordenação é do professor Wagner Menezes e execução do Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais.

Alunos do curso de Direito do Centro de Ensino Superior de Dracena (Cesd) fazem a exposição de seus trabalhos no evento hoje (6), às 15h.

Pela ordem de apresentação, Amanda Zanata, do 3º termo de Direito, aborda o tema “A diplomacia brasileira na construção da paz: perspectivas a partir de Zelaia, Cuba e Brics”. Lorraine Ferreira B. de Carvalho Reis, do 9º termo, enfoca “A humanização do Direito Internacional: a quarta tendência da sociedade contemporânea”.

Pelo 5º termo participa Débora da Silva Marquetti que abordará “A jurisdicionalização do Direito Internacional: uma análise dos Tribunais Ad Hoc da ex-Iugoslávia e Ruanda”. Ainda pelo 3º termo, Rafaela Alves do Carmo destaca “As novas ameaças à paz e às políticas de combate ao terrorismo”. Da mesma turma, Mariana Cesti Raffa e Amanda Amador Braga Queiroz elaboraram o trabalho “Operações de manutenção da paz”. Por fim, do 9º termo, Silvana Moreira Furlaneto e Douglas Émerson Dias apresentam o trabalho “Teoria dos jogos aplicada à Operação de Manutenção da Paz (OMP) do Haiti”.

A professora Heloísa Portugal, coordenadora do Curso de Direito do Cesd, acompanha os alunos no evento. Heloísa também orienta os universitários que se preparam visando o 9º Congresso Brasileiro de Direito Internacional, que ocorrerá de 24 a 27 de agosto, em Brasília.

O Cesd é mantido pela Rede Gonzaga de Ensino Superior, presidida pelo professor José Gonzaga da Silva Neto.