Hoje (31) é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. Por conta disso, os alunos do 5º ano do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – orientados pelo instrutor cabo PM Barros realizaram nas escolas municipais de Tupi Paulista, trabalho de conscientização dos estudantes de 1º ao 4º anos do ensino fundamental por meio de cartazes entre os dias 23 a 27 de maio.
Com a atividade exercitaram a função de multiplicadores dos conhecimentos adquiridos nas aulas do programa.
Segundo o Ministério da Saúde, o cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência. O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um problema de saúde pública global e a segunda maior causa de mortes no mundo.
O total de mortes devido ao uso do tabaco já atingiu a cifra de cinco milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem anualmente em decorrência do cigarro, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, sendo que o câncer de pulmão ocorre em 90% dos fumantes.