O Banco de Sangue da Santa Casa de Dracena, que atende a rede de saúde (hospitais, centros de saúde, PSF, AME) de Panorama a Junqueirópolis, está precisando de doadores. A enfermeira responsável pela unidade Maria Inês Cremon Miguel explicou que, em média, o Banco tem de um mês para outro cerca de 80 bolsas de sangue no estoque, ontem (16) havia apenas 16.
Há pacientes na fila de espera pela doação e para tratá-los, o sangue foi solicitado ao Hemocentro de Marília.
Maria Inês informou que existe uma demanda de pacientes crônicos (não vivem sem a doação de sangue) como aqueles que têm doença falciforme, distúrbios de coagulação, tratamento oncológico, pacientes da hemodiálise, além das cirurgias e eventuais acidentes de trânsito. Os parceiros nas promoções das campanhas de conscientização e captação de doadores estão sendo acionados. Mas, nada impede que outros interessados procurem o local para o gesto de cidadania.
Mesmo com a dificuldade momentânea, a enfermeira considerou que a situação pode ser solucionada rapidamente, basta que os moradores de Dracena e municípios da região compareceram ao Banco de Sangue para doar. É necessário estar alimentado, a unidade oferece café da manhã.
Ainda de acordo com a enfermeira, a maioria da população tem o tipo sanguíneo O+ e, por isso, ele é o mais usado. Já o tipo sanguíneo O- pode ser usado tanto nos sistemas ABO (A, B, AB, O) como Rh (positivo e negativo). Todos os tipos de sangue são necessários.
O médico responsável pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Dracena é Sylvio Adir Miguel orientou que o sangue é fracionado em hemocomponentes (hemácias, plasma e plaquetas) e, por isso, um único doador pode servir até quatro pacientes diferentes.
Ontem pela manhã, alguns doadores compareceram ao Banco de Sangue da Santa Casa de Dracena. Mais uma vez eles foram contribuir para manter os estoques de bolsas de sangue e, consequentemente salvar vidas.
PARA DOAR – Estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar no mínimo 50 kg; estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento como foto.
SERVIÇO – A coleta é feita nos dias úteis, das 7h às 11h, no Banco de Sangue, rua São Paulo, ao lado da capela da Santa Casa. Informações pelos telefones (18) 9146-8688 ou 3821-8466 (Santa Casa).