A reforma e revitalização do Calçadão da Maffei, em Presidente Prudente, teve início nesse fim de semana.
Nesta segunda-feira (16), em solenidade realizada no canteiro de obras, a Prefeitura oficializou os trabalhos da primeira etapa do projeto. Com as mudanças, o secretário municipal de Planejamento, Laércio Alcântara, espera que o local se transforme em um grande shopping a céu aberto.
Desde sábado (14), funcionários da empreiteira vencedora da licitação trabalham na retirada do piso, bancos, telefones públicos e lixeiras. Um tapume foi colocado no trecho entre a Avenida Brasil e Rua Doutor José Foz na tentativa de amenizar possíveis transtornos sofridos pelos lojistas, liberando dois corredores para a passagem de pedestres.
“Aproveitamos esse final de semana para fazer o trecho mais difícil, onde já colocamos tapumes. Durante o dia, o trabalho será no meio do Calçadão. Nos finais de semana e período da noite, vamos trabalhar nos corredores, não prejudicando muito os lojistas e para que não precisem fechar as portas. Escolhemos começar por aqui porque tem menos fluxo de gente e não tem aglomeração de bancos”, explica Alcântara.
Segundo o secretário, a segunda fase ficará sob responsabilidade dos lojistas que farão a padronização das fachadas. “A primeira fase é da Prefeitura com as obras. Já a segunda fase é trabalhar as fachadas. Espero que os comerciantes melhorem as fachadas e possamos transformar o Calçadão num grande shopping aberto”, projeta.
Alcântara garante que a arborização existente no Calçadão será preservada, acontecendo apenas algumas adequações. “Todas as árvores serão preservadas. Faremos a colocação de uma cantoneira e o restante que é decorativo vamos retirar. A arborização será mantida. Já as floreiras dão muito trabalho; teremos um novo padrão de floreiras e vamos aumentar as decorações”, diz.
“O importante é que o centro do Calçadão fique livre para acesso a caminhões e outros. Hoje o Corpo de Bombeiros não consegue entrar com um caminhão maior para utilização de escada. Existe um projeto do secretário Abel [Brondi, a Secretaria de Assuntos Viários] onde a prioridade de pedestres será implantada nas laterais do Calçadão”, expõe ele.
O prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã) espera entregar o novo local até dezembro. “Queremos fazer uma obra rápida com qualidade. De quatro a seis meses. Mas é algo que requer cuidado e envolve muitos órgãos onde temos que trabalhar em conjunto. A grande questão é implantar nossa ideia de fazer toda parte da rede de energia de forma subterrânea. A rede de agua é de ferro fundido. Há 15 anos não se utiliza esse sistema. Aqui tem galeria, tem esgoto; não é só o embelezamento”, define.
Com informações do Portal Prudentino.