A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) vai concluir a construção das 225 novas moradias, que estavam sendo executadas pela Prefeitura de Irapuru. O acordo foi firmado na quarta-feira (27), entre o secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, e o prefeito Antonio Donizeti Cicero, durante audiência na sede da Secretaria, na capital paulista.

O encontro contou com a participação do deputado estadual Mauro Bragato, que solicitou a audiência.
Antonio Donizeti Cicero disse que a Prefeitura está com algumas dificuldades para a execução da obra, que é realizada com recursos da CDHU. Diante do exposto, solicitou ao secretário alteração na modalidade do convênio, passando de Autoconstrução para Empreitada Global. Com isso, a Companhia será a responsável pela obra e pela contratação da empresa, por licitação, que construirá as novas moradias.

As unidades, segundo Torres, serão edificadas de acordo com o novo padrão de qualidade da CDHU, com pisos e azulejos na cozinha, banheiro e área de serviço, pé direito mais alto, muro divisório, além de aquecedor solar para o chuveiro, que permitirá uma economia de 30% na conta de energia elétrica. O conjunto será entregue com total infraestrutura.

O secretário Silvio Torres acatou a solicitação do prefeito e disse que a CDHU irá concluir a obra. “Nosso objetivo é construir as unidades, portanto vamos atender ao pleito”, frisou acrescentando que a meta do governador Geraldo Alckmin é ampliar o numero de produção de unidades habitacionais no Estado. “Queremos iniciar neste ano a construção de 20 mil novas moradias no Estado”, destacou.

Ele informou ainda que a prioridade do Governo do Estado é atender as famílias que moram em área de risco, a fim de evitar futuras tragédias como tem ocorrido em outros estados em época de chuva; e as que ganham até três salários mínimos, visto que elas não têm condições financeiras de pagar um aluguel e de adquirir uma linha de crédito para a realização do sonho da casa própria.

O prefeito ficou muito satisfeito com a reunião. “A Secretaria está nas mãos de uma pessoa séria e compromissada em resolver os problemas habitacionais dos municípios. Fico feliz, porque saio daqui com a solução para a conclusão do empreendimento, que vai atender as famílias em área de risco e as de baixa renda”, frisou.