Osvaldo Cruz abriu oficialmente a programação de festejos de seus 70 anos através da Exposição Filatélica no Centro Cultural “Maria da Conceição Arruda Villaça”.
Em parceria com os Correios e a Sociedade Filatélica de Americana (Sofia), a exposição começou no sábado, 21, e termina na quinta-feira, 26, com mostra de selos raros, como o “Olho de Boi” ou correspondências e documentos postais do século XIX, além de coleções temáticas de selos e reuniões de papel moeda antigos brasileiros e coleção de moedas.
Na abertura da exposição houve a presença de antigos membros da Associação Filatélica “Dr. Agenor de Farias”, que é reconhecida até hoje e ainda existe com certificação de utilidade pública em Osvaldo Cruz. “Ainda me lembro de nossas reuniões na escola Getúlio Vargas, onde nos encontrávamos para aprender sobre filatelia”, disse o professor Alfredo Rodrigues da Silva, um dos sócios da antiga entidade.
O comissário da exposição e representante da Federação Brasileira de Filetelia, Elimar Garcia, afirmou que foi uma oportunidade única para a cidade receber uma exposição tão rica como esta. “Aqui temos coleções premiadas internacionalmente e é uma chance dos moradores conhecerem sobre filatelia e, quem sabe, despertarmos o interesse pela reativação da associação”, disse Elimar.
O presidente da Sociedade Filatélica de Americana, Frederico Guerra, acompanhou toda a semana da exposição e elogiou a atitude da administração municipal na montagem da mostra. “São poucas cidades no Brasil que dão espaço para os filatelistas difundirem a prática. O selo é uma ferramenta de comunicação importante porque leva cultura e informação a todos. Cada selo tem um personagem, ou um lugar ou uma data importante”, afirmou Guerra.
Lançamento do selo comemorativo
Na segunda-feira, 23, a Prefeitura de Osvaldo Cruz promoveu o lançamento do selo postal comemorativo aos 70 anos da cidade.
No mesmo auditório do Centro Cultural “Maria da Conceição de Arruda Villaça”, o prefeito Valter Martins promoveu o ato de circulação do selo, ao lado de autoridades filatélicas do Brasil e representantes regionais dos Correios.
“Eu não sabia muita coisa que hoje tomei conhecimento a partir da filatelia. Vamos utilizar o selo nas correspondências oficiais do município durante o ano”, disse o prefeito Valtinho.
Durante o primeiro dia de circulação outras autoridades também “obliteraram” selos e envelopes da Prefeitura e receberam de presente a correspondência.
Assessoria de Imprensa
Giuliano Panvéchio