O município de Tupi Paulista foi inserido no Programa Viagem Literária 2011, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. O Programa consiste em levar escritores e contadores de histórias para bibliotecas do Estado, promovendo bate-papos, oficina de criação literária e contações de histórias.

Regina Machado, diretora de Cultura da cidade vizinha informou que de sexta-feira até domingo participará do Festival da Mantiqueira, que acontecerá no distrito São Francisco Xavier, município de São José dos Campos. O objetivo segundo ela é fazer um treinamento da programação do evento.

Dia 1º de junho, Tupi Paulista receberá na Biblioteca Municipal “Prof.ª Ana Maria Camargo Lopes” o módulo bate-papo literatura para todos com o escritor Lira Neto. Podem participar pessoas a partir dos 15 anos de idade. Lira Neto nasceu em Fortaleza, em 1963. Jornalista e escritor ganhou o Prêmio Jabuti de 2007, na categoria Melhor Biografia do Ano, por O Inimigo do Rei: Uma Biografia de José de Alencar (2006). É autor, entre outros livros, das biografias Castello: A Marcha para a Ditadura (2004); Maysa: Só numa Multidão de Amores (2007), adaptado para a TV e Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão (2009), que ficou com o segundo lugar no Jabuti de 2010, também na categoria Melhor Biografia.

Seu próximo livro está em andamento e será uma biografia, em três volumes, de Getúlio Vargas. O lançamento do primeiro volume está previsto para o primeiro semestre de 2012. As biografias de Padre Cícero e a de Getúlio Vargas, ainda em fase de pesquisa, já tiveram seus direitos vendidos para adaptações cinematográficas.

HISTÓRICO – Lançado em 2008, o Programa Viagem Literária consolidou-se, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, as Secretarias de Cultura e as bibliotecas públicas das cidades participantes, como um dos mais amplos e diversificados projetos voltados ao livro e à leitura no Estado. Em 2011, o Programa terá uma pequena redução de 72 para 70 cidades participantes. Serão 350 atividades entre os cinco meses do Programa. De junho a novembro, cada biblioteca receberá uma atração mensal ligada à literatura.