A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), confirmou na manhã desta quinta-feira (12/05) mais 11 novos casos autóctones de dengue em Presidente Prudente. Os resultados foram emitidos no fim da tarde de ontem pelo Instituto Adolpho Lutz.
Das novas confirmações, cinco resultados positivos são notificações referentes ao mês de abril e outras seis catalogadas neste mês. Com isso, sobem para 141 o total de casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. São registros desde o início do ano até agora.
Tendo em vista o cenário, a educadora de saúde da VEM Elaine Bertacco sugere, por meio da ‘Campanha 5 minutos’ que cada proprietário de imóvel reserve pelo menos cinco minutos da semana, para fazer uma inspeção no quintal de casa e eliminar possíveis focos da doença. “O ciclo de vida do mosquito varia de nove a 12 dias. Se toda semana cada uma zelar pelo seu espaço, o mosquito se quer vai nascer. Consequentemente haverá queda no número de casos”, adianta.
De acordo com Bertacco, dos 11 novos casos, os cinco datados de abril foram confirmados em Montalvão, Vila Boscoli, Vila Tazitzu, Vila Euclides e Jardim Novo Bongiovani. “Um dos pacientes acometidos pela doença era um bebê de sete meses. Por isso a gente apela para que as mães, principalmente àquelas que têm filhos pequenos, façam a limpeza periódica do quintal de casa”, alerta. Os outros seis casos referentes a este mês foram confirmados na Vila Marcondes (dois casos), Vila Machadinho, Jardim Paulista, Jardim Aviação e Jardim Maracanã.
Ela lembra ainda que do início do ano até agora foram computadas 696 notificações e existem atualmente 55 casos suspeitos aguardando resultados. Para este sábado (14/05), é previsto mutirão de combate ao mosquito nas vilas Euclides e Boscoli. A concentração está programada para às 8h, no PUM (Parque de Uso Múltiplo) Coronel Miguel Brisola de Oliveira. A iniciativa será desenvolvida pela pasta de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e ESFs (Estratégias Saúde da Família).