Depois da chuva forte pela manhã, tempo seco à tarde, ontem, no circuito de Istambul. E quem se deu bem com a mudança meteorológica foi a McLaren. Jenson Button foi o mais rápido no segundo treino livre para o GP da Turquia e terminou a sexta-feira na primeira posição da tabela de tempos. O inglês fez sua melhor volta em 1m26s456, apenas 65 milésimos à frente do alemão Nico Rosberg, da Mercedes. Lewis Hamilton, companheiro do inglês, ficou com a terceira posição do dia.
O treino da tarde de ontem não teve a presença de Sebastian Vettel, que sofreu um forte acidente na sessão matinal. O alemão acertou com força o guard rail na saída da curva 8, a mais rápida do circuito de Istambul, a 28 minutos do fim. A batida danificou muito o carro e a RBR não conseguiu resolver os problemas do carro a tempo para que o alemão entrasse na pista. O atual campeão da categoria acabou tendo de assistir à atividade nos boxes.
Ele foi o 27º e último colocado de sexta-feira.
Felipe Massa, da Ferrari, foi o melhor brasileiro do dia, com a sexta posição, atrás do australiano Mark Webber, da RBR, o quinto; e do alemão Michael Schumacher, da Mercedes, o quarto. Ele superou com boa folga o companheiro Fernando Alonso, apenas o 11º. Melhor da manhã chuvosa, o espanhol teve problemas hidráulicos durante boa parte do segundo treino e não conseguiu marcar um bom tempo quando entrou na pista. A equipe usou as novidades no 150º Italia.
Rubens Barrichello, da Williams, foi apenas o 16º, a mais de dois segundos do tempo de Button. Com problemas de vazamento no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), o brasileiro acabou superado pelo companheiro Pastor Maldonado, o 15º. O venezuelano, aliás, foi o destaque negativo do treino. Ele errou três vezes e foi parar fora da pista em todas. Na última, bateu.