Depois do convênio assinado com o governo do Japão, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Dracena iniciou a construção do Centro de Atendimento Especializado de Saúde (CAES). As obras começaram no dia 21 de março deste ano e têm prazo de três a quatro meses para serem entregues.
Nilton Nakano, diretor executivo da Apae, informou que o primeiro contato para conseguir os recursos do convênio com o Japão foi em 2008, seguido por uma série de adequações ao projeto até ser aprovado. O convênio firmado é no valor de R$ 170 mil.
O CAES contará com seis salas para assistência social, enfermagem, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e recepção. Todos esses atendimentos já são efetuados na Apae de Dracena, mas passarão para a nova ala, sendo separados da parte educacional. “Dessa maneira, outras salas ficarão livres para atividades com os alunos, possibilitando ainda a abertura de novas vagas na instituição”, ressaltou Nilton.
Atualmente, 185 crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades especiais de Dracena, Junqueirópolis e Irapuru são atendidos na Apae. Nilton informou que o cônsul do Japão poderá vir a Dracena para a inauguração do CAES, ainda em sua gestão. A obra também será uma das conquistas dentro dos 40 anos da Apae de Dracena, que contará com programação especial.