A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Presidente Prudente informa que nos 56 municípios da sua jurisdição foram entregues 116.631 declarações do imposto de renda até o dia 1º de maio. O total geral do estado de São Paulo foi de 8.254.075. Na cidade de Dracena, o número correspondente as declarações chegou a 6.794.

No País, um total de 24.370.072 de contribuintes enviou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física este ano. O número superou a estimativa da Receita Federal, que esperava receber 24 milhões de formulários. O prazo de entrega terminou às 23h59min59s de sexta-feira (29), horário de Brasília. Quem não enviou o documento a tempo terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

Apenas no último dia de entrega, o Fisco recebeu 3 milhões de documentos. Nos momentos de pico, entre às 13h e às 15h, 300 mil documentos chegaram a ser enviados por hora.

ATRASADOS – O contribuinte que perdeu o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 poderá baixar a versão atualizada do programa gerador do documento disponível no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Com a nova versão do programa, a declaração, ao ser preenchida, gerará o valor da multa por atraso e possibilitará a impressão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), a ser utilizado para o pagamento dos tributos devidos na rede bancária.

Para a entrega em disquete, acabou antes, devido ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Este ano, o formulário de papel deixou de ser aceito.

O contribuinte que pretende retificar a declaração deve ficar atento à opção escolhida durante o preenchimento, pois, se optou pelo modelo simplificado, não poderá depois mudar para o completo e vice-versa.