O Flamengo venceu o Vasco, levou a Taça Rio e sagrou-se campeão Estadual. O Rubro-negro venceu nas cobranças de penalidades por 3 a 1 e levantou dois canecos no mesmo dia. Thiago Neves, que tinha perdido sua cobrança na semifinal contra o Fluminense, foi quem fechou a partida.
Como era de se esperar, a partida começou nervosa. Apesar das duas equipes se respeitarem muito, as faltas foram se multiplicando. Com mais posse de bola do que o adversário, o Flamengo ditava o ritmo do jogo. Com uma proposta de manter todos os jogadores atrás da linha da bola, o Vasco só se arriscava nos contra-ataques.
Por ficar com a bola mais tempo que o Vasco, o Flamengo acabou criando as melhores chances de gol do primeiro tempo. Já prevendo a decisão por pênaltis, Luxemburgo resolveu colocar Fernando no lugar de Galhardo, passando Fierro a ocupar a lateral direita. Mas só deu tempo para Thiago Neves quase marcar um golaço, no rebote de um escanteio, no último lance de perigo do jogo e a partida terminou em 0 a 0.
Vieram os pênaltis e três cobradores do Vasco bateram para fora. Pelo Flamengo, Renato, Fernando e Thiago Neves marcaram.