Para tornar os resultados de uma busca mais relevantes, a Microsoft lançou uma nova função no Bing que irá elevar os resultados conforme as recomendações dos usuários no Facebook.

O novo recurso, que faz a sua estreia nesta terça-feira (17), eleva os resultados da busca que receberam mais “curtir” dos amigos do usuário na rede social. Por exemplo, se a pessoa estiver procurando por um restaurante japonês em São Paulo, um estabelecimento que já recebeu o sinal de positivo de algum amigo no Facebook irá aparecer no topo da busca. A Microsoft estima que 3,5 milhões de sites possuem o botão “curtir” do Facebook.

Segundo o site CNET, a Microsoft quer que o Bing “imite o mundo real”, onde a maioria das pessoas busca opiniões de amigos antes de tomar decisões. “Assim como sites de recomendações como o Yelp oferecem utilidade, eles não incluem opiniões de ‘pessoas confiáveis’, afirmou o CNET.

“Nós estamos tentando incluir a ideia de trazer emoções à ferramenta de decisão”, disse Stefan Weitz, diretor do Bing. A Microsoft gosta de chamar o site como “ferramenta de decisão” para distinguir o Bing do Google. Com o novo recurso, a companhia também está aprofundando a sua relação com o Facebook para competir com o Google, que ainda domina o mercado de buscas on-line.