Uma das mulheres mais velhas do mundo, Odília Alves dos Santos, uma religiosa de 115 anos de idade, foi sepultada na manhã de domingo (29), no cemitério de Panorama. Ela amanheceu morta na manhã de sábado (28), em sua casa no bairro Casa Branca, onde convivia com dois dos seus oito filhos do primeiro e único casamento com o marido que faleceu aos 98 anos. A causa da morte da idosa foi natural.
Nascida na cidade mineira de Salinas, em 20 de janeiro de 1896, Odília passou a ser conhecida depois de aparecer várias vezes na imprensa da região, inclusive no Jornal Regional.
Segundo a família, o histórico de saúde da idosa passou a agravar-se em meados de abril, depois de sofrer uma queda no quarto. Na ocasião ela quebrou o fêmur de uma das pernas. No começo deste mês, a pneumonia dupla deixou-a internada na Santa Casa de Panorama até sexta-feira (27). Um dia antes de morrer.
Privilegiada pela idade avançada, a mineira radicada em Panorama conseguiu acompanhar o crescimento de todos os filhos e conhecer os 10 netos, oito bisnetos e três tataranetos.
Segundo reportagem do Portal Terra, o centro de gerontologia afirmava que até então existiam 75 pessoas com mais de 110 anos no mundo. Vários deles no Japão, principalmente na região de Okinawa.