A Secretaria de Saúde do Paraná identificou casos de dengue tipo 2 no município de Foz do Iguaçu. Antes, todos os casos da doença registrados no estado este ano eram do tipo 1. Com a confirmação de um novo sorotipo viral no estado, aumenta o risco da forma grave de dengue, segundo a secretaria.
Das 117 amostras analisadas, 112 identificaram o vírus tipo 1 e cinco, o tipo 2 – todos em Foz do Iguaçu. A orientação é que os municípios mantenham as ações de controle do mosquito transmissor e o acompanhamento dos tipos virais por meio da coleta de amostras. O tipo 2 já circula em outras partes do país.
A dengue tem quatro tipos virais (1,2,3 e 4), mas nenhum deles é mais letal do que os outros. A preocupação da secretaria é que, com a confirmação de casos do tipo 2 no oeste do estado, parte da população pode não ter imunidade por ainda não ter tido contato com esse vírus, o que aumenta os riscos de ocorrências com maior gravidade.
O último balanço no estado, divulgado ontem (16), contabiliza 19.942 casos confirmados de dengue no Paraná. Foram registradas 14 mortes e 137 casos graves (febre hemorrágica ou dengue com complicação).
Londrina é a cidade com o maior número de casos da doença, 6.646, seguida por Cornélio Procópio (2.684), Foz do Iguaçu (2.070) e Jacarezinho (1.497). Esses municípios, juntos, respondem por 64,6% dos casos confirmados em todo o estado.