Tanto os paroquianos que conviveram com frei Moacir Chinelatto como aqueles que não o conheceram e querem saber mais sobre a sua história têm a oportunidade de fazê-lo. O Memorial Frei Moacir Chinelatto foi inaugurado na Pousada Bom Samaritano na presença de aproximadamente 200 pessoas, entre membros da diretoria e funcionários da Pousada e do frei Airton, de São Paulo, no domingo (22). A inauguração marcou os 16 anos da entidade comemorados no dia 18.
O Memorial traz objetos pessoais e utilizados nas missas, homenagens e títulos que o frei recebeu, breve histórico sobre sua vida, fotografias da Pousada desde a época da fundação até os dias atuais. No local há uma imagem de São Francisco de Assis em madeira e canteiros com rosas vermelhas, que de acordo com o presidente e o vice-presidente da Pousada Bom Samaritano, Antonio Botasso e Edésio Zanatta, eram as flores preferidas de frei Moacir. Um dos destaques é um quadro com a famosa frase que ele gostava de repetir “Ninguém deve dormir de botinas”.
A visitação é aberta ao público aos sábados e domingos, das 13h às 17h. O espaço foi construído pelos dependentes químicos que fazem tratamento na Pousada.
Frei Moacir morreu em 28 de outubro de 2004, quando não resistiu a uma cirurgia em decorrência de problemas cardíacos.
POUSADA SAMARITANO – Segundo informações de Antônio Botasso, a Pousada do Bom Samaritano foi fundada em 1995, pelo frei Moacir Chinelatto, vigário da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida de Dracena com o intuito de abrigar andarilhos para que trabalhassem, se alimentassem e tivessem um local para dormir. Mas, com o tempo, foi percebido que os critérios estabelecidos para ficar na Pousada não correspondiam a opção de vida feita pelos andarilhos. Então, um grupo de voluntários que prestava assistência a alcoólatras vislumbrou a possibilidade de se fazer um trabalho mais intenso com esses dependentes químicos, inspirados no trabalho de um padre na cidade de Jaci (SP). O tratamento é gratuito.
A Pousada Bom Samaritano é mantida pelo dízimo da Igreja Matriz e campanha de alimentos, Prefeituras de Dracena e Monte Castelo, igreja Matriz de Adamantina, doações de comerciantes e pessoas da comunidade, promoções como almoços, Festa do Milho e leilão de gado. Além da geração de renda da própria entidade com o aluguel do salão de eventos, venda de suínos e frangos caipiras, horta, agricultura (milho, acerola, manga) e marcenaria (pequenos móveis, artesanato), entre outras atividades desenvolvidas na Pousada pelos homens que fazem tratamento e orientadas pelos voluntários.
SERVIÇO – Para mais informações sobre o trabalho e doações telefone é 3823-022.