Depois do anúncio do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que o preço dos combustíveis cairia a partir de segunda-feira (9), postos de Dracena já começaram a vender o etanol pela nova tabela. De quatro postos de combustíveis ouvidos pela reportagem, apenas um registrava ontem (10), pequena redução no preço do litro da gasolina também.
A gasolina e o etanol apresentaram aumentos substanciais nas últimas semanas, por causa das instabilidades no mercado internacional e também pela redução da oferta de álcool anidro na entressafra da cana-de-açúcar.
Nos postos pesquisados, o litro do etanol pode ser adquirido de R$ 1,83 a R$ 1,86. Os representantes do setor na cidade acreditam que o valor poderá cair ainda mais.
PETROBRAS – Outra medida anunciada pelo ministro Lobão, na semana passada, para regular o preço do etanol, é a maior participação da Petrobras na produção do combustível.
Lobão disse que a ideia é que a estatal seja responsável pela produção de 12% a 15% do etanol produzido no País nos próximos quatro anos. Atualmente, a Petrobras responde por 5% de toda a produção do combustível no Brasil. Além disso, para tentar conter a alta no preço da gasolina, o governo decidiu alterar o percentual de álcool anidro que é adicionado ao combustível.
Medida provisória estabeleceu o piso mínimo de 18% e o máximo de 25%. A nova regra altera o intervalo de 20% e 25% que vigorou até então. Com a medida, o percentual de etanol na gasolina, que hoje é de 25%, poderá ser reduzido (o governo pode estabelecer o percentual dentro do intervalo). Com informações da Folha de São Paulo.