Muito tem se falado sobre os reais motivos da transferência do Grêmio Prudente para a cidade de Barueri, depois de pouco mais de um ano de permanência em Presidente Prudente. De acordo com o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, os maus resultados na cidade interiorana foram decisivos para o retorno do Grêmio à cidade da Grande São Paulo.

“Logo que eles mudaram de sede, em 2010, o time caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro para a Série A-2 do Estadual. Dessa forma, por conta dos resultados que não foram bons, os dirigentes decidiram que voltariam para Barueri”, declarou o dirigente em entrevista ao site da FPF (Federação Paulista de Futebol).

O prefeito garantiu que o retorno se deu apenas aos resultados recentes. “Não teve um atrativo. As coisas lá não foram do jeito que eles esperavam que fossem. Em Barueri, nós vencemos quase tudo, e assim que eles mudaram para Prudente, começaram a cair de rendimento. Tanto é verdade, que nosso acesso era um atrás do outro, e lá não”, conta.

Furlan destacou ainda a importância do Grêmio de resgatar a identidade com a região: “O Grêmio Barueri foi fundado aqui e toda a trajetória da equipe foi em Barueri. Começamos o trabalho na série B-3 do paulista e fomos subindo até chegar à elite do futebol estadual. Pelo Campeonato Brasileiro, iniciamos na Série C e atingimos a primeira divisão em três anos”.

Após mais de um ano longe de Barueri, Furlan acredita que o clube será bem recebido: “O time nasceu aqui, e a torcida é muito maior aqui em Barueri. Nós já tínhamos, na época, pelo menos três mil pagantes em qualquer partida. Já tínhamos uma média de mais de cinco mil pagantes na competição. Sabemos da paixão da torcida e isso faz muito bem para a cidade”, explica.

Se depender do prefeito, o Grêmio Barueri voltará a ter conquistas em breve. “Sou um apaixonado pelo futebol. A Arena Barueri está em processo final de reformas e ficará pronta até o fim do Campeonato Paulista. Além disso, vou correr atrás de patrocinadores para montar uma equipe que volte a trilhar o caminho do sucesso”, completou.

Instituições de Presidente Prudente prometem investigação

Instituições de Presidente Prudente cobram explicações e preparam a elaboração de denúncias sobre possíveis irregularidades cometidas na destinação de dinheiro público em obras que beneficiaram o Grêmio Prudente, enquanto o mesmo esteve na cidade, segundo informações do jornal Oeste Notícias.

“Pretendo levar o caso ao MPE [Ministério Público Estadual], para que seja investigado”, aponta o presidente da Adecon (Associação de Defesa do Consumidor e do Cidadão), o advogado Adilson Régis Silgueiro. Ele classifica como “nebulosa” a vinda do time à cidade. “Não sabemos de que forma esta vinda foi negociada. O time veio de forma nebulosa, oculta”, argumenta.

“A Prefeitura investiu na reforma do Prudentão, construiu um centro de treinamento. Mas estas intervenções prejudicaram os esportistas amadores, que faziam uso destas e de outras áreas para treinar. Os campos foram destinados apenas à equipe gremista. Agora o time vai embora assim, desta forma?”, questiona Silgueiro.