Médicos e enfermeiros da Divisão Municipal de Saúde de Pirapozinho passaram por aperfeiçoamento sobre PNH (Política Nacional de Humanização) e Classificação de Risco, do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (9), no Centro Cultural “Rosa Vantini Martinez”. A palestra foi ministrada pelo psicólogo e consultor do plano, Pedro Ivo Yahn.
Durante a palestra, foram discutidos questões sobre encaminhamento da rede de serviços, tanto social e psicológico, quanto pronto atendimento. “O bate papo abordou como devemos trabalhar quanto à classificação de pacientes por critérios clínicos e também por ordem de chegada”, resume a enfermeira responsável pelas equipes de Estratégia de Saúde do município, Jacqueline Cristóvam Moreira Rodrigues.
De acordo com ela, foram explicados procedimentos para avaliação dos casos mais graves, evitando que eles esperem por atendimento enquanto pacientes com menos complicações são atendidos. “Assim, o serviço oferecido passa a ser mais responsável, o que aumenta também a satisfação dos usuários”, afirma.
Ela lembra que a palestra foi um trabalho de educação continuada, uma vez que todos os profissionais de Saúde do município estão preparados para oferecer bom atendimento à população e identificar casos de gravidade. “É um trabalho de manutenção, que será realizado também nos próximos meses com funcionários de outros setores da Divisão Municipal”, acrescenta Jacqueline.