A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu indicar aos municípios paulistas a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe até o dia 20 de maio, sexta-feira da próxima semana. A campanha terminaria hoje, dia 13, no Estado.
Desde o dia 25 de abril 3,7 milhões de paulistas foram imunizados. Entre os três grupos principais definidos para a vacinação deste ano, as gestantes ainda apresentam menor adesão.
O mais novo balanço da Secretaria aponta que receberam a vacina até agora 221,1 mil mulheres grávidas, o que representa 39,3% do total. Entre os idosos com 60 anos ou mais foram imunizados 2,7 milhões de pessoas, ou 54,9%. Também tomaram uma dose da vacina 535,9 mil crianças entre 6 e 23 meses de idade, o que representa cobertura de 59,4%.
Em Dracena, a imunização acontece no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara das 8h às 17h; e no Posto São Manoel, das 8h às 16h. Na região de Presidente Prudente já foram imunizadas 87.712 pessoas.
As doses da campanha sazonal também irão imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009.
“As pessoas que ainda não foram aos postos devem aproveitar a prorrogação da campanha e tomar a vacina, que protege contra uma série de complicações decorrentes da gripe, como as pneumonias. A vacina é segura e não oferece qualquer risco de a pessoa desenvolver gripe”, diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.
A vacinação também vale para profissionais da saúde e indígenas. Para as crianças são necessárias duas doses da vacina. A segunda deve ser tomada com intervalo de 30 dias após a primeira.