A Cooperativa de Trabalho e Reciclagem de Resíduos Sólidos de Dracena passará a receber mais material reciclável. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Basso e o diretor do Meio Ambiente, Lupércio Chagas, a Penitenciária Compacta de Dracena ‘Adriano Aparecido De Pieri’ irá destinar seus resíduos sólidos (papelão, papel, pet, etc.) à Cooperativa. A parceria foi firmada essa semana. Ficou estabelecido que a cada 10 dias uma equipe buscará o material reciclável.
Eduardo e Lupércio consideraram que a iniciativa ajudará os cooperados a aumentar a quantidade de material coletado. A Cooperativa é formada por ex-catadores do lixão. Eles percorrem os bairros coletando o lixo reciclável – plásticos, vidros, papéis e metais – que já deve estar separado do lixo orgânico e levam a Usina de Lixo. Lá o material é separado, prensado e vendido. O rendimento alcançado é dividido entre os cooperados, que ao contrário do que muitos pensam não são funcionários da Prefeitura.
Ainda de acordo com o secretário, a Cooperativa receberá um caminhão Mercedes Benz modelo 710, que foi adquirido pela Prefeitura com recursos próprios. “O veículo já foi comprado, está passando por adaptações e dentro de 30 dias já poderá ser utilizado. O objetivo é que com dois caminhões, os cooperados consigam desenvolver o trabalho com mais regularidade e frequência”, diz. Eduardo lembrou que todo o material que vai para a coleta seletiva deixa de ir para o aterro sanitário, proporcionando um maior tempo de uso do aterro e contribuindo para a preservação dos recursos naturais.
Os setores da cidade são percorridos quinzenalmente e agora, a expectativa é que sejam percorridos semanalmente. “Muitas pessoas não guardam o lixo por 15 dias. Além disso, há catadores, que não são cooperados e passam nos locais pegando o material antes da gente”, conta a presidente da Cooperativa Renata de Souza Pereira. Ela informou por telefone que atualmente são 15 cooperados, que ganham em média, R$ 480 por mês. “Esperamos que a parceria com a Penitenciária e o novo caminhão aumente a quantidade de material reciclável arrecadado, assim teremos uma melhora financeira e mais famílias poderão integrar a Cooperativa”, analisa.
A Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente apóia a Cooperativa cedendo o caminhão, combustível, motorista, saquinhos verdes para a coleta, espaço físico (Usina de Lixo) e auxilia na alimentação. Os moradores de Dracena podem deixar junto ao material reciclável, óleo de cozinha usado, que deve ser armazenado em garrafas pet. O óleo usado é trocado por óleo novo na empresa Granol e dividido entre os cooperados.
A coleta seletiva do lixo integra as diretivas – Lixo Mínimo – do Programa Município Verde Azul.
BAIRROS – O cronograma estabelecido para a coleta seletiva é: segunda-feira – setor 1 rua Porto Alegre/Magid Zacarias ao Distrito Industrial; parque Dracena ao cemitério; bairros: Jd Jussara; Tonico André; Distrito Industrial; Parque Dracena; Jd. São Cristóvão; Jd Panage; Distrito Industrial José Dancieri; Jd das Nações; Distrito Comercial; Vila Itália I e II e parte do bairro Metrópole). Terça-feira – setor 2 rua Olavo Bilac/Estrada de Ferro a Belo Horizonte; av. José Bonifácio ao Jardim das Palmeiras; bairros: Jardim das Palmeiras I, II, III e IV, Frei Moacir III, São Cristovão; Vila Romana; Jd. América; Jd. Europa; Jd. Vera Cruz, Metrópole e centro.
Quarta-feira – setor 3 da Estrada de Ferro a rua Fioravante; av. Expedicionários a rua Irradiação; bairros: centro; Vila Lucélia; Jd. São Francisco; Jd. Kenedy; Jd. Éden e Parque Jamaica. Na quinta-feira – setor 4 do Jd. Brasilândia ao Conj. Virgílio Fioravante; da rua Irradiação ao Portal dos Girassóis; Conj. Emílio Zanatta; Vitória Régia e Frei Moacir; bairros: Jd. Brasilândia; Jd. Primavera; Jd. Cristina; Condomínio Eldorado; Jd. Nova Dracena; Jd. Village; C. H. Virgílio Fioravante; C. H. João Vendramini; C. H. Domingos Marques Caldeira; C. H. Waldir B. de Souza; Parque do Bosque; Portal dos Girassóis; C. H. Paulo Vendramin; Nossa Senhora Aparecida e C. H. Emílio Zanatta; distrito de Jamaica, Jaciporã e Iandara. Na sexta-feira – setor 5 rua 9 de Julho a rua Irradiação; Estrada de Ferro ao Jd Alvorada; bairros: Vila Barros; Jd. Santa Clara; Jd. Alvorada; Vila Godoy; Jd. Ipiranga; Gleba Abolição; Vila Correia; Jd. São Manoel I e II.