As coletivas do técnico Tite já ficaram consagradas por sua linha de respostas evasivas. E com a chegada das finais do Campeonato Paulista, o treinador conseguiu potencializar seu estilo. Qualquer assunto é motivo para fugir das perguntas. Por medo de polêmicas e possíveis confusões entre torcedores, e para deixar o técnico Muricy Ramalho, do Santos, na dúvida sobre o seu time, o comandante corintiano se esquivou o tempo todo dos questionamentos.
Como de costume, sexta-feira foi dia de treinador dar entrevista e nada mais natural do que Tite ser perguntado sobre quem será o substituto de Alessandro, suspenso. A resposta foi direta, mas não com a resposta desejada. “Não quero falar da lateral direita. Não vou enrolar vocês (jornalistas)”, comentou.
Como não deixou a imprensa ver os treinos táticos ou coletivos na semana, Tite mantém o mistério. O nome mais cotado para a vaga é Moradei, elogiado pelo poder de marcação, fator que o coloca para marcar Neymar, que joga no setor. Moacir é da posição, mas avança muito. Quem fica com a vaga? “Eu estou sendo franco, sincero naquilo que tenho dúvida. Tem o aspecto de não informar a característica. Pode ser o Moradei, o Moacir, o Paulinho e até o Wallace”, escorregou.
Há também a dúvida no ataque. Willian foi o herói das últimas classificações e tem tido um rendimento melhor que o titular Dentinho. Hora de trocar? “É ele (Willian) ou Dentinho. É uma dúvida que vou levar até domingo (hoje)”, dissimulou.
Já que Tite não falou sobre a formação do Corinthians para o duelo de hoje, o assunto mudou para a arbitragem. Na semifinal, Paulo César de Oliveira foi muito criticado. Estaria o treinador satisfeito com Cleber Wellington Abade? “Torço para que façam uma grande arbitragem”, disse. Mas afinal, o Abade seria um bom árbitro? “Temos um grande jogo pela frente”, afirmou sem responder a questão.
Nem o principal assunto do dia, a goleada sofrida pelo Palmeiras, foi comentada por Tite. “Não quero falar nada, quero respeitar”. Aí insistiram e… “Eu não tomei nenhuma goleada com o Palmeiras”, completou, sem polemizar.