Após o fim de semana, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que dispõem de sala de vacinação retomaram nesta segunda-feira (16/05) a campanha de vacinação contra a gripe que foi estendida até o próximo dia 20 por não ter atingido a meta inicial prevista de imunizar pelo menos 80% da população. De acordo com a coordenadora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Vânia Maria Alves Silva, devem procurar os postos de vacinação até a próxima sexta-feira todas as pessoas incluídas nos grupos de risco, sendo elas gestantes, idosos, crianças de seis meses até dois anos e profissionais de saúde. O horário de atendimento nas UBS é das 7h30 às 17h.
O apelo das autoridades de saúde é para que compareçam as unidades principalmente as gestantes. Isso porque o último balanço divulgado na semana passada mostrou que apenas 37% delas haviam tomado a dose. Em números, significava 879 mulheres nessa condição. Já as crianças e a população idosa representavam 62%. No caso dos pequenos, foram 2.513 imunizados. Já àqueles que tem idade superior a 60 anos contabilizavam 16.968 pessoas.
A Vigilância Epidemiológica orienta a levar a caderneta de vacinação. É que além da vacina que protege contra a gripe e evita uma série de complicações, como as pneumonias, outras mais são atualizadas de acordo com a movimentação nos postos. Até agora, 60,83% do público-alvo estimado em 37.093 pessoas, isto é, 22.565 prudentinos, já foram imunizados em Prudente. (Com assessoria de imprensa)