Terminou na sexta-feira (29), o primeiro módulo do workshop de turismo que começou na manhã de quinta-feira (28), no plenário da Câmara Municipal, com a participação de poucos dos vários segmentos empresariais existente principalmente do município. Outras cidades como Martinópolis, Presidente Prudente e Teodoro Sampaio, integrantes da Actor (Associação do Circuito Turístico Oeste Rios), enviaram representantes para participar da oficina que tem a previsão de se estender durante um ano e meio dividida em encontros a cada três meses.

De acordo com o consultor e palestrante do Instituto Marca Brasil, Bruno Wendling, Panorama foi um dos 65 destinos turístico selecionados em todo Brasil que recebeu um estudo de competitividade elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em 2010, o Ministério do Turismo resolveu dar seguimento ao projeto que consiste em capacitar os chamados atores locais, representantes do poderes público e privado, além do terceiro setor para que tenham subsídios técnicos para fazer um planejamento estratégico dentro do município.

Esse grupo formado durante os dois dias vai trabalhar como se fosse uma célula de um Conselho Municipal de Turismo.
Segundo o gestor da Actor, César Claudino, os representantes de outras cidades da região levarão a seus municípios o que aprenderam nesta capacitação.

O grupo formado para fazer este planejamento, se utilizará do estudo de competitividade formulado pela FGV, que funciona como um indicador.

Com base nestes dados, a cidade-destino conseguirá definir quais são suas prioridades para dar encaminhamentos para aos estudos.

O próximo módulo ainda não agendado tratará dos pontos fortes, fracos e oportunidades do destino.

“Estamos sentindo a ausência dos empresários, estamos trabalhando a questão da governança, para ela continuar, precisa de empresários participando. A ausência desses empreendedores implica em sempre estarem sujeitos as mudanças que ocorrem nas diferentes esferas de governo (município, Estado e União) a cada dois anos. Quanto menos organizado, mais expostos eles estarão a mudança.

É necessário participar”, comentou o consultor. Qualquer seguimento empresarial é bem vindo nesta capacitação.

São parceiros do workshop o Ministério do Turismo, Actor, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sebrae-SP, Instituto Marca Brasil e Deize Paduan, Secretária Municipal de Educação (Panorama).