A Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap) se reuniu ontem (20), em Junqueirópolis e apontou prioridades para a região, que serão entregues ao governador Geraldo Alckmin e secretários estaduais, no programa “Governo Presente”, previsto para ocorrer próximo dia 1º de julho, em Presidente Prudente.

No “Governo Presente”, Alckmin, secretários e diretores de órgãos regionais estarão atendendo e recebendo as reivindicações de cada município e as de consenso dos prefeitos e demais lideranças para promover o desenvolvimento regional.

Em Presidente Prudente serão atendidos os prefeitos dos 54 municípios que pertencem à Amnap e União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal).

O presidente da Amnap, Walter Luiz Martins informou que o governador também vai ouvir os empresários das duas regiões para elaborar um plano que estimule o desenvolvimento das empresas visando a geração de emprego e renda.

“Os prefeitos devem manter contato com os empresários e convidá-los para a reunião com o governador”, informou Martins, explicando ainda que essas reivindicações servirão de parâmetro ao planejamento do Plano Plurianual do governo estadual para os próximos quatro anos.

O prefeito de Junqueirópolis, Osmar Pinatto enfatizou que essa será a oportunidade da região mostrar a sua realidade e as necessidades que devem ser atendidas. O prefeito de Tupã, Waldemir Gonçalves Lopes ressaltou que a Alta Paulista precisa ser tratada pelo governo como uma região autônoma. “Uma vez que a nossa realidade é diferente das cidades das regiões de Presidente Prudente e Marília”, afirmou.

O deputado estadual Reinaldo Alguz (PV) também defendeu que a Alta Paulista passe a ser uma região em um contexto global. “E não ficarmos divididos entre as regiões de Araçatuba, Marília e Presidente Prudente como ocorre hoje, precisamos da infraestrutura para o desenvolvimento regional”, declarou.

Segundo Alguz, o funcionamento do posto intermodal de Panorama e a reativação do transporte ferroviário vai mudar a história da região que integrará os transportes fluvial, rodoviário e ferroviário. “Isso vai mudar a história da região”, afirmou.
A mesma opinião foi partilhada pelos demais prefeitos presentes Walter Martins, de Osvaldo Cruz; Rodrigo Theodoro, de Santa Mercedes; Osmar Pinatto e Waldemir Gonçalves

“No caso do transporte ferroviário, se necessário, a América Latina Logística (ALL) deverá ser acionada juridicamente para reativar o transporte ferroviário como está acontecendo na Alta Sorocabana”, declarou o parlamentar.

REIVINDICAÇÕES – Entre as principais reivindicações que serão apresentadas pela Amnap no “Governo Presente”, foram definidas: a ativação do porto intermodal de Panorama; a duplicação das rodovias Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) até Panorama e Assis Chateaubriand (SP-425), entre Parapuã ao distrito de Teçaindá, em Martinópolis um trecho de 50 km; reforço para Santas Casas de Tupã, Osvaldo Cruz, Adamantina e Dracena para que possam realizar os atendimentos de média complexidade que exige equipamentos e contratação de médicos especializados; além da instalação de uma Faculdade de Tecnologia (FATEC); iluminação no aeroporto de Dracena e a construção de uma creche para cada município.

Nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira, 27, em Junqueirópolis, onde as propostas serão documentadas para apresentação ao governo do Estado.

Participaram também da reunião, assessores dos deputados Mauro Bragato e Reinaldo Alguz e das Prefeituras de Adamantina, Flórida Paulista, Panorama.