Quando o Dia dos Namorados se aproxima, aumenta a procura por “consultas do além” para “desencalhar” ou recuperar amores antigos. Entre os “serviços” mais procurados, segundo os esotéricos, estão consultas de numerologia, tarô, búzios e até mesmo rituais usados para atrair a “alma gêmea”.
“Quando datas como essa se aproximam, a procura aqui na escola aumenta. E as pessoas querem a solução dos problemas para ontem. Elas querem saber o futuro, ou o que está impedindo algo de dar certo”, diz o consultor esotérico Daniel Atalla, da Escola Esotérica, em São Paulo.
Segundo o pai de santo Maurício dos Santos Roberto, conhecido como Pai Roxiluanda, os pedidos relacionados à vida amorosa são, em sua maioria, feitos por mulheres, que querem um parceiro fiel. “Elas dizem que está difícil achar um parceiro que as complete, seja fiel, e essa é a principal solicitação. Às vezes elas pedem uma pessoa específica ou então pedem alguém com determinadas características, e dependendo da especificação elaboramos algo direcionado, com rituais e simpatias”, afirma.
A numeróloga e taróloga Claudia Grisi acredita que almas gêmeas existem, mas afirma que elas são extremamente raras. “Em 16 anos de trabalho confesso que devo ter me deparado com dez casos. Mas mesmo em situações em que os casais não são almas gêmeas, as pessoas podem construir o relacionamento. Você aprende a lidar com os seus fantasmas e as características do outro”, diz.
Responsáveis pela consultoria Caminhos do Sol, a taróloga e astróloga Lara de Yewa e seu filho, o babalawô Domênico de Oxóssi, acreditam que o esoterismo e suas diversas mancias podem auxiliar na escolha de caminhos e solução de problemas. “Os esotéricos podem fazer uma análise do consulente e ajudar a pessoa a buscar o equilíbrio, que é o grande objetivo para que se consiga melhorar em todos os aspectos de sua vida”, diz o babalawô.
Simpatias, banhos com perfumes diferentes, orações – há muitas possibilidades para quem acredita que essa é a melhor forma de encontrar um grande amor, mas é preciso tomar cuidado. “Tem muito charlatão que pede dinheiro, anúncios dizendo que em três dias conseguem o amor de volta, e não existe milagre”, afirma Atalla.