O tempo frio que atinge a região provocou aumento de 10% a 20% no número de ocorrências de casos clínicos, atendidos pelo Corpo de Bombeiros se comparado aos dias de calor.

A informação é do sargento Hamilton Carpi, comandante do Posto de Bombeiros local. Entre os atendimentos estão os casos de paradas cardíacas e maus súbitos, geralmente vitimando pessoas idosas.

O sargento Carpi explicou que com a baixa temperatura as pessoas tendem a se movimentar menos, os exercícios físicos diminuem provocando nos mais velhos uma respiração com dificuldade. Segundo ele, sempre que há algum chamado com suspeita de parada cardiorrespiratória, bem como outro tipo de ocorrência, imediatamente a guarnição Resgate se desloca ao local.

Carpi explicou que além do tempo frio, vem a estiagem provocando a baixa umidade do ar e problemas respiratórios, entre eles, alergias, gripes e resfriados.
O sargento afirmou que no tempo frio, deve-se evitar ficar encolhido quando estiver deitado. De acordo com ele, é necessário respirar melhor e se movimentar fazendo exercícios (caminhadas). “O Corpo de Bombeiros está de prontidão dia e noite e, em caso de emergência é só ligar para o telefone 193”, comentou o sargento.

O sargento Cláucio Marcel da Silva que integra a guarnição Resgate orienta para que em casos de parada respiratória, é preciso ajudar a vítima ficar calma, ligar ao 193 passando todas as informações solicitadas pelo atendente e aguardar a chegada da equipe para a realização de todos os procedimentos de primeiros socorros.

“Passando as informações corretas e detalhadas o atendimento do Corpo de Bombeiros será mais rápido”, lembrou o sargento Cláucio.

Dados apresentados pelo sargento Carpi apontam que desde a última sexta-feira (3) até ontem (9) foram atendidas uma média diária entre 10 a 15 ocorrências em Dracena, entre casos de acidentes de trânsito, maus súbitos, incêndios em mato (ocasionados pela seca), com a chuva esta última deve diminuir.