A primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite), que inclui neste ano a imunização contra o sarampo, ocorreu no sábado (18) em todo o Estado. Milhares de crianças compareceram aos postos de saúde de Dracena, acompanhadas dos pais, fazendo com que a meta de vacinação fosse alcançada.
Balanço da Secretaria da Saúde da cidade aponta que, somente no sábado (18), 2.211 crianças menores de 5 anos foram vacinadas contra paralisia infantil, ultrapassando a meta, chegando a 95,59% da população nesta faixa etária. A meta para imunização é de 95% para paralisia infantil e sarampo.
Também no sábado, 2.485 crianças com até 7 anos foram vacinadas contra o sarampo, atingindo 89,49% da população nesta faixa etária. A vacinação continua até dia 1º de julho, no Centro de Saúde Takashi Enokibara e Posto Albert Sabin (São Manoel).
“A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. É importante que os responsáveis levem as crianças para se protegerem. A imunização contra a paralisia infantil também é fundamental para que o vírus causador da doença não volte a circular no estado”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde.
A população também deve estar atenta aos sintomas do sarampo. Os principais são febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite.
Nesses casos a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.