A Divisão Municipal de Educação de Junqueirópolis comemora o crescimento na avaliação Saresp, realizada em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que aplicou, em novembro de 2010, o Saresp – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo com os alunos do 3º ano e 5º ano, para avaliar as habilidades desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática. No total, 192 alunos do 3º ano e 177 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, das três escolas municipais Neyde Macedo, Jair Luiz e Shigueko, fizeram o exame.

O diretor de Educação, José Henrique, mostrou-se satisfeito e destacou que o Saresp tem grande importância sob dois aspectos: primeiro, é um instrumento que estabelece metas para a melhoria da educação do município; e segundo, do ponto de vista político, por serem dados públicos resultam em maior transparência sobre o trabalho desenvolvido.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP – realizou, em novembro de 2010, a 13ª edição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – Saresp, com a participação de todas as escolas da rede pública estadual e municipal que oferecem ensino regular e de todos os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Em cada edição, por meio de aplicação de provas cognitivas e questionários respondidos pelos pais, alunos e gestores do ensino, o Saresp avalia o sistema de ensino paulista para monitorar as políticas públicas de educação.

A partir dos resultados do Saresp, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo calculou o IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de 2010. O IDESP 2009, das 4ª séries da Rede Municipal de Educação de Junqueirópolis é 5,41.

O governo calculou metas para as escolas até 2030.

Neste prazo, o objetivo é atingir 7,0 no IDESP no Ensino Fundamental ciclo I. Neste sentido, caberá à gestão municipal, utilizar os dados fornecidos e estipular as metas conforme seus próprios critérios de melhoria da qualidade das escolas visando uma melhor aprendizagem dos alunos, o que engaja todo corpo de gestão da educação de funcionários, professores coordenadores e diretoria, que estão comprometidos em oferecer o melhor para os nossos alunos, sempre com o objetivo de alcançarmos o teto máximo na qualidade da educação.

Ao ser informado da classificação conquistada por Junqueirópolis, o prefeito Osmar Pinatto comemorou o ótimo índice alcançado pelas escolas municipais no ano de 2010 e, confiante, disse acreditar que com a crescente da qualidade de ensino oferecido aos alunos, vamos pontuar ainda mais.

Confira a classificação das escolas de Junqueirópolis: IDESP 2009 Neyde Macedo – 6,28; Jair Luiz – 5,49; Shigueko – 4,61. Escolas Municipais: IDESP 2010 Neyde Macedo – 6,87; Jair Luiz – 6,57; Shigueko – 5,91. IDESP do município 2009 – 5,41; 2010 – 6,43.